Este diário complementa o nosso site pessoal

( VER ETIQUETAS NO FIM DA PÁGINA )

USE O PESQUISADOR DO BLOGUE -

-

OS TRATAMENTOS SUGERIDOS NÃO DISPENSAM A INTERVENÇÃO DE TERAPEUTA OU MÉDICO ASSISTENTE.

ARTE

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

EMPÉDOCLES - O HOMEM QUE QUIS SER DEUS





Empédocles, da Escola Itálica, foi condiscípulo de Parménides, apesar de mais novo, e dos pitagóricos. Nasceu em Agrigento e terá vivido por volta de 440 a.C. Há quem estabeleça a data da sua morte no ano de 490 a.C. – ver neste blogue o artigo » EMPÉDOCLES DE AGRIGENTO.
Foi político e intitulou-se “deus”. É um filósofo lendário, do qual se diz ter operado inúmeros milagres – v.g. a ressuscitação de uma mulher – e ser capaz de dominar os ventos. Morreu tentando demonstrar a sua própria divindade, precipitando-se na cratera do vulcão Etna.

Eis alguns dos seus interessantes fragmentos (Diels):

Amigos, que habitais a fulva cidade de Agrigento, na sua acrópole, preocupados com boas obras, venerando porto de abrigo dos estrangeiros, inexperientes do mal, salve. Eu venho a vós como um deus imortal, não já como um mortal! Vagueio honrado entre todos – tal o conceito que mereço – adornado com as fitas da vitória e coroas virentes.
Quando eu for ter com eles, às cidades florescentes, com homens e mulheres, por eles serei venerado. Seguir-me-ão, aos milhares, indagando o caminho da prosperidade,
uns, porque precisam de oráculos, outros, porque interrogam sobre toda a espécie de doenças, para ouvir uma palavra que cure, - esses corpos há muito atravessados por dores insuportáveis.

Triste é o fim de quem pretende demonstrar a sua divindade...


JOSÉ MARIA ALVES
http://www.homeoesp.org

Sem comentários: